10 de outubro de 2006

Pataniscas de flores de abóbora

Pode parecer surpreendente cozinhar flores... Todavia, esta receita oriunda da região de Provença é muito antiga e popular no sul de França, onde as flores de abóbora vendidas nos mercados - e consideradas como um produto alimentar luxuoso - são caríssimas. Cá em Portugal, não deve ser muito fácil comprá-las na praça, mas se como eu viverem no campo, sabem de certeza que nesta época há montes delas pelos quintais. Garanto que vale a pena experimentar: esta é uma das mais simples e deliciosas iguarias que jamais provei...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 20 flores amarelas e grandes de abóbora (curgete, gila, etc.)
- 150 g de farinha de trigo
- 2 ovos (gemas separadas das claras)
- azeite q.b.
- 25 cl de leite frio
- 1 raminho de salsa
- sal & pimenta



Preparação

Lavar muito bem as flores, removendo as hastes e os pistilos. Secar delicadamente e reservar.

Colocar a farinha numa tigela, fazendo um poço no meio. Juntar as gemas, 1 pitada de sal, outra de pimenta e 1 colher (chá) de azeite. Envolver com o auxílio de uma vara de arames, adicionando o leite em fio sem parar de mexer. Incorporar rapidamente as claras batidas em castelo. Juntar a salsa previamente picada e misturar.

Aquecer bastante azeite numa frigideira grande.

Mergulhar as flores uma por uma no polme. Fritar (não muitas de cada vez; as flores não se devem tocar umas as outras) dos dois lados no azeite até ficarem douradinhas e estaladiças. Escorrer cuidadosamente sobre papel absorvente.

Servir as pataniscas mornas, com coulis de tomate frio.

6 comentários:

  1. Elvira, isto é o que estou a pensar? O que os italianos chamam de "fiori di zucchini" e servem como antipasti? É absolutamente delicioso, uma das melhores pataniscas que já comi (em Roma).
    Vai ser o diabo encontrar as flores de abóbora, mas esta não falha. Olá se falha!

    ResponderEliminar
  2. Caro JN, são mesmo "fiori di zucchini". E é verdade que é de comer e chorar por mais, não é...?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. elvira...esta receita e muinto percida uma receita napoletana!!!

    ResponderEliminar
  4. vejo essas flores a venda no farmers market, mas nao tenho coragem de comprar, pois tenho medo de estraga-las. lembro de comer as flores de abobora empanadas na minha infancia. beijos!

    ResponderEliminar
  5. Minha Mãe sempre me faz flores de abóbora à milanesa.

    Deliciosíssimas.

    ResponderEliminar
  6. Olá! moro no Brasil e na horta da minha casa tenho um pé muito grande de abóbrinha. agora, no inicio da primavera, todos os dias colhemos várias flores e estamos procurando diferentes receitas para usálas diáriamente.
    beijos, Flora

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !